Del Rey MInerals

Câncer de mama: vamos falar sobre isso?

O setor de Recursos Humanos da Del Rey Minerals realizou na última segunda-feira, dia 3, uma ação voltada ao autocuidado feminino. A palestra em alusão ao Outubro Rosa, ocorreu no auditório da empresa e contou com a participação de todas as colaboradoras da empresa.

“A ideia da iniciativa para a conscientização sobre o Outubro Rosa veio devido ao grande número do câncer de mama em nosso país. Vivemos em um mundo onde tudo o que fazemos se torna automático, do nosso trabalho até mesmo ao nosso autocuidado, principalmente para as mulheres. Saúde não se terceiriza. Cuide de você.” Disse Laís Mendes, assistente de Rh e uma das responsáveis pela ação.

Colaboradoras da Del Rey Minerals

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres.

O que é câncer de mama?

É um tumor resultante da multiplicação de células anormais da mama. Há vários tipos de câncer de mama, alguns evoluem rapidamente; outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início.

Quais são os sintomas?

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença;
• alteração no bico do peito (mamilo);
• saída espontânea de liquido de um dos mamilos;
• pequenos nódulos no pescoço ou na região abaixo dos braços (axilas);
• pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja.

O que é a mamografia?

É a radiografia das mamas feita por aparelho de raio-x (mamógrafo). A mamografia levanta uma suspeita, porém, o câncer de mama é confirmado, ou não, através de analise laboratorial de uma pequena parte da lesão retirada por meio de biopsia.

É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos tenham acesso à mamografia de rotina a cada dois anos.

É possível reduzir o risco de desenvolver câncer de mama?

Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são atitudes que ajudam a reduzir o risco da doença. Amamentara também é um fator de proteção.