Estamos na época de chuva e calor e essa combinação somada ao descuido com recipientes que podem acumular água ao ar livre é perfeito para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, esse é responsável pela transmissão de três doenças diferentes, Dengue, Zyka e Chikungunya.
Essas doenças possuem sintomas semelhantes, porém também apresentam sinais característicos, o que pode indicar algum diagnostico. Mesmo que não haja tratamento especifico para cada uma delas, é importante saber distingui-las para buscar orientações adequadas sobre o processo de recuperação e os riscos associados.
O grupo Del Rey Minerals se preocupa com a saúde de todos e portanto no dia 17/12 realizou um multirão de limpeza em todo território da empresa com o objetivo de acabar com os focos do mosquito. Listamos abaixo as características de cada uma das doenças.
Dengue
A manifestação da Dengue dura de 2 a 7 dias, podendo gerar complicações como dores abdominais, sangramentos nas mucosas e vômitos.
Os sintomas mais comuns da Dengue são:
- febre alta (acima de 38 °C);
- dor de cabeça;
- dores musculares intensas;
- dor nos ossos;
- dor ao movimentar os olhos;
- manchas vermelhas no corpo;
- falta de apetite
- mal-estar.
Zika
Diferentemente do que ocorre com a Dengue e a Chikungunya, o vírus da Zika é transmitido também por meio do sexo desprotegido e da mãe para o feto durante a gravidez. A manifestação da doença dura de 3 a 7 dias.
A enfermidade aguda se caracteriza, mais frequentemente, por manifestações clínicas brandas e autolimitadas. Por isso, muitas vezes, o sintoma que ocasiona a busca pelo serviço de saúde é o exantema pruriginoso, alterações vasculares com ou sem distúrbios de plaquetas e de coagulação. Por outro lado, o vírus se mostrou potencialmente perigoso para gestantes, estando associado a casos graves de malformações congênitas. Em outubro de 2015, um aumento atípico no número de casos de microcefalia entre recém-nascidos foi relatado no Brasil.
Não há vacina, e os sintomas mais comuns para Zika são:
- febre baixa;
- dor de cabeça;
- dor nos ossos;
- dores no corpo e nas articulações;
- olhos vermelhos.
Chikungunya
A doença no paciente pode evoluir em três fases: febril ou aguda, pós-aguda e crônica. A fase aguda da doença tem duração de 5 a 14 dias. A fase pós-aguda tem um curso de até 3 meses. Se os sintomas persistirem por mais de 3 meses após o início da doença, considera-se instalada a fase crônica. Em mais de 50% dos casos, a artralgia torna-se crônica, podendo persistir por anos.
Também não há vacina disponível, e os sintomas mais comuns da Chikungunya são:
- febre alta (acima de 38 °C);
- dor de cabeça;
- pele e olhos avermelhados;
- dores no corpo e articulações (joelhos e pulsos);
- manchas vermelhas no corpo;
- coceira pelo corpo.
Qual a importância de se prevenir contra essas doenças?
Nenhuma dessas doenças tem medicação específica para aniquilar o vírus no organismo das pessoas infectadas. Então, o tratamento é realizado com base nos sintomas que o paciente apresenta, sempre para melhorar o quadro clínico até que o ciclo do vírus se encerre naturalmente no corpo.
Além disso, a equipe médica monitora o surgimento das complicações que, como você viu, são graves (a exemplo da microcefalia em bebês nascidos de mães infectadas pelo Zika e o desenvolvimento de doenças autoimunes pelo Zika e pelo Chikungunya).
A Dengue, por sua vez, pode causar problemas de coagulação e hemorragias no paciente. Em casos mais graves, a doença pode levar à morte. Como ainda existem inúmeras discussões acerca da enfermidade, ela se caracteriza, mais frequentemente, por manifestações clínicas brandas e autolimitadas. Por isso, muitas vezes, o sintoma que ocasiona a busca pelo serviço de saúde é o exantema pruriginoso (erupções cutâneas vermelhas em um região específica ou por todo o corpo ).
Como não há vacina para nenhum desses arbovírus, o combate ao mosquito da Dengue é a maior arma contra a disseminação das doenças transmitidas por ele.
Por isso, atente para as ações preventivas:
- mantenha caixas d’água fechadas;
- deixe piscinas cobertas quando não utilizadas e limpas quando em uso;
- guarde baldes, bacias e garrafas viradas para baixo;
- coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
- use calça e camiseta de manga longa quando possível;
- aplique repelente ao longo do dia;
- instale telas do tipo mosquiteiro nas janelas;
- evite roupas pretas (os mosquitos são atraídos por cores escuras).
Embora o coronavírus no mundo ainda seja a maior preocupação das pessoas atualmente, Dengue, Zika e Chikungunya são doenças muito frequentes no país, e a tendência é de aumento no número de casos no verão. Para ficar livre delas, não facilite a vida dos mosquitos!