Del Rey MInerals

Campanha de combate as drogas é implementada na del rey minerals

De acordo com o relatório mundial sobre drogas 2022 divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 284 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usaram drogas no ano de 2020. A quantidade representa o aumento de 26% em comparação a dez anos atrás. Esse número vem crescendo a cada ano e estima-se que devido a pandemia agravou ainda mais a quantidade de novos usuários.

Mas você sabe o que são drogas? Drogas são quaisquer substancias, naturais ou sintéticas, que, quando ingeridas, provocam mudança no funcionamento normal do organismo. De acordo com a legislação brasileira, elas podem ser classificadas em duas segmentações diferentes: as drogas licitas e as drogas ilícitas.

As drogas ilícitas são as substâncias cujo uso e comercialização não são permitidos por lei, entre elas a maconha, a cocaína e o crack. As drogas lícitas, por sua vez, são aquelas que podem ser utilizadas e comercializadas com autorização da lei, como bebidas alcoólicas, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.

A Organização Mundial da saúde (OMS) considera que a dependência em drogas licitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de tais substancias é um problema de saúde publica de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

Quem necessita de tratamento no SUS devido ao abuso de álcool e outras drogas deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

O relatório mundial sobre drogas está disponível no endereço: https://www.unodc.org/unodc/data-and-analysis/world-drug-report-2022.html